dropshipping

Entenda como funciona o DropShipping Nacional

Atualmente, por conta da nova técnica de negócios, conhecida como Dropshipping, muitos empreendedores que atuam com lojas virtuais, também conhecidos como e-commerce, têm a possibilidade de aumentar as suas vendas e a carteira de produtos disponíveis para seus clientes finais.

O que é Dropshipping?

O termo em si nasceu da junção de 2 palavras. “Drop” que significa largar, e “shipping” que significa remessa. Juntando essa tradução, o conceito de dropshipping começa a ficar mais claro em nossa mente. Portanto, basicamente, significa você deixar o estoque e a entrega dos produtos por conta de terceiros.

Acontece que, recebendo a ordem da venda, a loja encaminha o pedido ao fornecedor que possui o estoque (o parceiro Drop), e o parceiro envia o produto para o cliente em nome da loja que efetuou a venda.

Como Surgiu?

Grande parte da cultura de dropshipping tem origem nos EUA, contudo, no ano de 2006, na China, essa forma de venda se tornou bastante popular, principalmente pelos baixos tributos e a baixa burocracia oferecida pelo País. A China é um país com uma grande diversidade de produtos com preços muito competitivos em comparação a outros países.

dropshipping

Você deve estar se perguntando agora, por que trabalhar com uma dropshipping, ao invés de possuir seu próprio estoque?

No Brasil, 70% das loja virtuais são micro e pequenas empresas. Ou seja, muitas delas estão começando nesse segmento que, apesar da crise, tem crescido no Brasil. Segundo analistas, a previsão de crescimento do e-commerce no país é de 19%, e os investimentos em tecnologia para lojas virtuais correspondem, em média, 9% da receita (Fonte: E-commerce News).  

Partindo do pressuposto que, para ter uma loja virtual, é preciso investir parte do capital em tecnologia e ferramentas, como fazer com que a sua loja virtual tenha uma vasta vitrine de produtos para ser atrativa aos clientes, com pouco capital?

Com isso, nos deparamos com a primeira barreira para as lojas virtuais que é, capital financeiro. No Brasil, para efetuar compras com fornecedores, você precisa ter um valor de pedido mínimo para a primeira compra, e conforme for a periodicidade das compras realizadas, você poderá ter acesso a negociar prazos e formas de pagamento. Lembrando que, na primeira compra, o pagamento em sua maioria das vezes é a vista com poucos dias para o fabricante.

A segunda barreira é, você precisa ter acesso aos fornecedores. Muitas vezes, esses fornecedores não vendem para lojas que estão começando e que não possuem referências comerciais ou bancárias.

dropshipping

Estoque de produtos

A próxima barreira é, estocar esses produtos. Caso a sua loja consiga transpor essas barreiras iniciais e possuir o seu estoque, onde você vai manter seus produtos? E eles precisam estar em um local seguro para serem preservados. Acredite, enviar um produto danificado ao seu consumidor vai causar muitos prejuízos.

Existem outras questões além disso, que não citamos aqui, como fotos, descrições, descrições técnicas, código de barras, etc.

E por fim, como e-commerce, ao vender o seu produto, você precisará separar, embalar e enviar o seu produto. É nesse momento que você vai começar a entender para que serve uma dropshipping nacional. Ela será a ponte entre o fabricante e o seu e-commerce.

A Dropshipping vai fazer todo o contato e negociação com os fornecedores diretamente. É ela quem vai negociar prazos, valores e pagamentos. Você, como loja virtual, terá que realizar os cálculos de venda dos seus produtos, atender clientes e realizar as vendas. Fica mais fácil assim, gerenciar seu capital e aumentar o seu volume de negócios.

Ao trabalhar em conjunto com uma dropshipping, a sua loja virtual tem a possibilidade de trabalhar com uma variedade de produtos, pois a mesma tem a possibilidade de fazer negociações em grandes quantidades e obter valores mais atrativos no varejo.

dropshipping

Mas como funciona a entrega dos produtos?

Todo o estoque da sua loja está armazenado no estoque da dropshipping. Após a venda, o sistema vai informar a dropshipping dessa mesma venda, com todos os dados do cliente, e enviar a partir do depósito direto para ele.

Com isso, a sua loja virtual está isenta de realizar contratos com correios e transportadoras.

Então, listamos algumas vantagens para trabalhar com uma dropshipping.

1) Investimento

A sua loja virtual não precisa ter um grande capital para comprar grandes quantidades de produtos para estoques. A dropshipping possui o catálogo e o estoque de produtos para a sua loja virtual.

2) Atenção em vender

Você terá tempo e poderá direcionar a sua energia em vender os produtos. A dropshipping processa os pedidos para a sua loja virtual. Quem determina o valor de venda para o cliente final, é a loja virtual e não a dropshipping.

dropshipping

3) Trabalhe de qualquer lugar

Com um computador e internet, você pode trabalhar de onde estiver. Sua loja virtual está ativa na internet, conectada com a dropshipping. Caso haja vendas, o sistema vai informar a dropshipping e a mesma vai cuidar do processo após a venda.

4) Sem preocupações com estoque

Usando um integrador, entre a sua loja virtual e uma dropshipping, você não precisará se preocupar se aquele produto não está no estoque, seja vendido. A dropshipping, por negociar grandes quantidades, terá sempre o estoque atualizado.

A dropshipping é somente para quem está iniciando a sua loja virtual?

A resposta é não. Além de atender lojas virtuais que estão iniciando, as dropshippings podem atender e-commerces que querem aumentar a sua vitrine de produtos disponíveis, além daquelas que a loja virtual já possui para vendas em seus clientes. Então, visto o exemplo de grandes empresas de e-commerce que vendem produtos de estoques terceiros.

Então, agora que você está por dentro de uma dropshipping, que tal conhecer a SQUID FÁCIL e alavancar as vendas da sua loja virtual?

Compartilhe nas redes:

Comment ( 1 )

  1. / ReplyComo cadastrar a sua loja na Squid Fácil em minutos! - Squid Fácil
    […] Squid Fácil é uma empresa de dropshipping, ou seja, o nosso estoque é o seu estoque! Realize as vendas dos produtos disponíveis na Squid, […]

Deixar comentário

Seu email não será publicado.

Posts recomendados

Correios e Squid Fácil: tudo o que você precisa saber sobre essa parceria.

marketplaces

A importância de diversificar as vendas em marketplaces diferentes

frete

Frete! O que você precisa saber para um operação SQUID FÁCIL!