Correios e Squid Fácil: tudo o que você precisa saber sobre essa parceria.

 

 

Ao trabalhar com vendas em lojas virtuais para todo o Brasil, o lojista precisa estabelecer formatos de envio ágeis e seguros para oferecer ao consumidor final. Uma boa dica para isso é trabalhar com o Correios!

Apesar da controvérsia sobre sua eficácia, o Correios é considerado confiável e é responsável por efetuar 90% do transporte dos produtos adquiridos em e-commerces no Brasil. Diante da vantagem de custo x benefício, pode ser o seu maior parceiro para entregas de mercadoria.

 

    CONTRATOS

Provavelmente você já precisou enviar ou receber algo pelo Correios, correto? Se sim, deve ter percebido que eles dispõe de uma grande variedade de contratos para envio de objeto. No momento, para vendas em e-commerce, o Correios opera com dois contratos: PAC e SEDEX. É sobre eles que vamos falar um pouquinho hoje. Vamos lá?

O PAC é o serviço de entrega do Correios mais utilizado em território nacional. O segredo de tamanho sucesso? Economia e praticidade.

Apesar do serviço ser não expresso (ou seja, não é tratado como prioridade), esse contrato possui grande aderência por conta de seu custo, qual é mais acessível e econômico, além de atender em todo o Brasil.

O prazo de entrega pode variar de acordo com a origem da postagem x destino, ocorrendo dentro de no máximo 12 dias úteis.

Já o SEDEX, é o contrato que irá tratar sua entrega como prioridade. Normalmente o consumidor adere a esse método por conta do caráter de urgência da entrega e, apesar do procedimento ocorrer rapidamente, esse serviço possui um custo maior que o PAC por ser modalidade expressa para envio de mercadoria.

Para São Paulo Capital e Região Metropolitana, o prazo de entrega do SEDEX é de 2 dias úteis. Para Interior do Estado de São Paulo, prazo de 3 dias úteis. Para Demais Estados do Brasil, de 5 a 7 dias úteis.

Ambos os serviços são recomendados, e ficam à disposição do lojista ou consumidor final para escolha de acordo com sua necessidade: preço mais acessível ou entrega priorizada.

Segue abaixo tabela de disponibilidade dos serviços adicionais por contrato:

 

SERVIÇO ADICIONAL

PAC

SEDEX

Aviso de Recebimento

X

X

Coleta Domiciliar

X

X

Devolução de Documento

X

X

Disque Coleta

X

X

Grandes Formatos

X

 

Mão Própria

X

X

Pagamento na Entrega

X

X

Posta Restante Perdida

X

X

Protocolo Postal

 

X

Valor Declarado

X

X

 

 

    PROBLEMAS

Apesar de indesejados, problemas referentes à entrega de mercadoria podem ocorrer. É de extrema importância que, ao se deparar com esses problemas, o lojista contate o setor de pós-vendas do Squid Fácil via Ticket em sistema para que possamos prestar auxílio e resolução do problema.

 

Avaria durante o transporte

Enquanto seu cliente não recebe o produto adquirido, a responsabilidade da entrega permanece sendo do lojista. Apesar de nossa Expedição caprichar nas embalagens para envio das mercadorias, avarias durante o transporte podem ocorrer.

De acordo como Código de Defesa do Consumidor, o cliente dispõe de 7 dias corridos após o recebimento da mercadoria para cancelar a compra ou solicitar a troca. Portanto, caso seu cliente receba um produto avariado, ele tem total direito de reclamar dentro do prazo estabelecido.

2 procedimentos devem ser seguidos:

1 – Solicite ao seu cliente fotos da mercadoria avariada. Essas fotos serão necessárias para acionar o seguro do Correios.

2 – Abra um Ticket no sistema selecionando a opção Avaria durante o transporte, e anexe as fotos adquiridas anteriormente. Você será atendido diretamente no ticket, onde será encaminhada uma Logística Reversa para que o consumidor devolva a mercadoria avariada. Após recebermos a devolução, efetuaremos o envio de uma nova unidade diretamente ao consumidor.

Seja sincero sobre o ocorrido e compreenda o lado de seu cliente, que criou expectativas sobre a compra e no final recebeu um produto avariado. Esclareça que você está tomando as devidas providências, e a troca será efetuada em breve. Os custos referente ao produto e frete de troca serão por nossa conta.

 

Entrega em atraso

A principal frustração e fruto de reclamação de clientes que efetuam compras por e-commerce é o atraso na entrega da mercadoria – uma situação desagradável mas que infelizmente pode acontecer.

No relacionamento entre Loja x Consumidor por vendas online é imprescindível que haja confiança, uma vez que o consumidor efetua o pagamento da compra previamente esperando que a mesma seja entregue dentro do prazo estipulado (o que gera grande expectativa por parte do cliente).

Como se não bastasse o problema do atraso na entrega, os períodos em que esses casos ficam em maior evidência são justamente nas datas mais importantes do comércio. Nesses casos, é muito importante prestar um atendimento impecável ao cliente – que certamente estará impaciente com o ocorrido.

Para auxiliarmos o lojista, será necessário abrir um Ticket selecionando a opção Produto não entregue ao consumidor. Após esse procedimento, nós iremos acionar o Correios por meio de um Pedido de Informação em nome de nossa empresa. É válido lembrar que a reclamação apenas pode ser efetuada se o prazo para entrega de fato estiver vencido, e deve ser efetuada dentro de 90 dias após a postagem da mercadoria. A resposta do Correios ocorre dentro de 5 dias úteis.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de solicitar o cancelamento da compra por conta do atraso na entrega da mercadoria, e o valor deverá ser ressarcido por inteiro.

 

Entrega indevida

Seu consumidor alegou que não recebeu o produto mesmo que no código de rastreamento conste que o objeto foi entregue ao destinatário? Não se preocupe, o problema tem solução!

Por meio de reclamação no Correios (qual pode ser respondida dentro de 5 dias úteis), nós conseguimos ter um retorno do endereço onde a mercadoria foi de fato entregue. Dessa forma, é possível comprovar com documento oficial do Correios o local da entrega.

Além disso, para maior segurança, o Correios dispõe do serviço adicional de Aviso de Recebimento (AR), no qual o cliente precisará preencher um formulário escrito com seus dados pessoais para formalizar a entrega da mercadoria. Esse documento é encaminhado ao remetente (neste caso, o Squid Fácil), e por meio dele é possível identificar quem efetuou o recebimento da mercadoria.

Caso o Correios de fato comprove que a mercadoria foi entregue em endereço incorreto, nós vamos acionar o seguro para ressarcimento do valor, além de tratar juridicamente com quem tenha recebido o objeto por crime de apropriação indébita. Posterior a isso, ficaremos à disposição da vontade do cliente em reaver o valor pago pelo produto, ou envio de uma nova unidade.

 

Roubo, extravio ou objeto perdido no fluxo postal

Talvez o maior medo de quem empreende em e-commerce seja a possibilidade de roubo de mercadoria, extravio e objeto perdido no Correios.

Infelizmente não há a menor possibilidade de o lojista se isentar desses problemas, considerando que todo procedimento que antecede a entrega da mercadoria até o destinatário é de responsabilidade da loja. Mas nós estamos aqui para te auxiliar a resolver essa situação desagradável da melhor forma possível.

Primeiramente: acalme seu cliente. Ele estará nervoso e frustrado por conta da situação, e a compreensão deve ser exercida com total atenção. Para tratar o ocorrido, será necessário que o lojista abra um Ticket no sistema informando a opção de Extravio/Roubo. O setor de suporte irá acionar o Correios referente ao problema (retorno ocorre dentro de 5 dias úteis), e posteriormente o valor da compra deverá ser ressarcido mediante ao acionamento do seguro.

Após o tratamento, seu cliente terá a opção de optar pelo cancelamento do pedido ou reenvio da mercadoria.

 

Objeto devolvido indevidamente

Apesar de rara, uma situação que pode ocorrer é a mercadoria retornar ao remetente sem motivo ou problema aparente. Geralmente, no código de rastreamento não terá informação alguma do motivo pelo qual a devolução ao remetente ocorreu. Nesses casos, uma investigação mais detalhada é necessária para apurar os dados da devolução.

Esse “procedimento de FBI” apenas ocorrerá após o lojista abrir ticket informando Produto não entregue ao consumidor, e a resposta do Correios chega dentro de 5 dias úteis.

Compartilhe nas redes:

Deixar comentário

Seu email não será publicado.

Posts recomendados

frete

Frete! O que você precisa saber para um operação SQUID FÁCIL!

Dicas para melhorar seus anúncios e vendas no Mercado Livre

marketplaces

A importância de diversificar as vendas em marketplaces diferentes