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Marketplaces: o que são e quais eu posso integrar a minha loja?

Em algum momento você já deve ter sido impactado com esse conceito de marketplace relacionado a grandes nomes do varejo, mas ainda não sabe exatamente o que é. Neste artigo, vamos explicar para você o que é e quais marketplaces você pode usar para integrar a sua loja com a Squid Fácil.

O que é marketplace?

Marketplace não é um conceito novo. No Brasil ele foi implantado a partir de 2012 e foi aderido pelas grandes empresas do varejo online, como por exemplo, Mercado Livre, B2W (que é a junção de Americanas.com e Submarino), Amazon, Saraiva e Walmart.

Um marketplace é administrado por uma empresa que disponibiliza a sua plataforma para cadastro e venda de produtos de terceiros através da internet. Por exemplo, eu tenho uma loja virtual, possuo produtos em estoque e quero aumentar as possibilidades de venda. Com isso, faço um cadastro em um marketplace, passo pelo processo de aprovação, cadastro os meus produtos e os disponibilizo para venda.

O usuário, ao acessar o site de um marketplace, poderá encontrar o seu produto, efetuar a compra, e vai constatar que o produto é enviado pela empresa X e realizar o pagamento dentro do próprio marketplace.

Quais as vantagens de um marketplace?

Podemos listar as vantagens, tanto para quem vende, como para quem compra em um marketplace.

  • Lojista

A possibilidade de utilizar o nome de grandes empresas do varejo para aumentar suas vendas com uma maior visibilidade, e além disso, contar com a segurança para receber os pagamentos. O marketplace é uma vitrine com muitas opções em um shopping virtual

  • Usuário

Para os usuários, a vantagem, além de poder comprar vários produtos de diferentes lojas de uma única vez, efetuando um só pagamento, é a segurança e confiança que uma grande marca transmite no mercado.

  • Visibilidade

Essa, sem dúvidas, é a maior vantagem que um marketplace possui. Quanto mais visitas o site recebe, mais sólido será o público atingido. Isso gera uma economia para o lojista com capital para divulgação. Além disso, estar em uma grande vitrine, como um marketplace, gera maior confiança para os clientes comprarem os seus produtos, mesmo que uma marca seja nova.

  • Diversidade de Público e crescimento de negócio

Novos usuários terão acesso a sua marca e aos seus produtos, trazendo um novo público, uma nova demanda.

  • Aumento de vendas

Os maiores marketplaces possuem uma audiência elevada, agregando em média, 40 milhões de potenciais clientes compradores. O que significa, ampliar possibilidades de faturamento.

Como um marketplace funciona?

O processo para ter os seus produtos expostos em um marketplace é simples e varia conforme a plataforma. Vamos listar alguns, dentre várias opções disponíveis no mercado. E você pode integrar quantas você quiser com a Squid Fácil.

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Mercado Livre

O Mercado Livre, além de ser o maior marketplace da América Latina, possui um processo bem simples. Dentro da plataforma você pode se cadastrar tanto como pessoa física como pessoa jurídica.

Vale ressaltar que, se você quer ter uma loja séria e com reputação, preencha os dados como pessoa jurídica. Depois disso, a sua loja estará pronta e disponível para cadastro e venda de produtos.

Fique atento às regras do Mercado Livre referente ao atendimento de clientes e envio de produtos.

A comissão pode variar entre 11 e 16%, podendo variar de acordo com a reputação e crescimento das vendas dentro da plataforma. Os pagamentos são geralmente realizados após o produto ser entregue ao cliente.

B2W

A B2W é a junção dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. Ao efetuar o seu cadastro, você tem a possibilidade de disponibilizar os seus produtos para venda dentro dos três sites. Isso aumenta muito as possibilidades de venda e crescimento.

O cadastro dentro da B2W pode ser feito somente por pessoa jurídica e é obrigatório possuir um CNPJ de comércio varejista. Após realizar o cadastro, a plataforma irá analisar os seus documentos antes de liberar o painel de controle.

Atualmente, a B2W é o segundo maior marketplace com negócios ativos no Brasil.

A comissão é de 16% em cima das vendas e o pagamento para os lojistas são repassados de acordo com a entrega dos produtos para os clientes. O pagamento ao lojista é efetuado a cada 15 dias (todo dia 1 e dia 16).

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Via Varejo

Dentro do grupo Via Varejo o lojista vai trabalhar com algumas opções, sendo as principais Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Aqui o cadastro também é realizado com um CNPJ ativo para comércio varejista, e passa por uma aprovação dentro da plataforma.

Posso trabalhar com mais de um marketplace?

Não só pode, como deve. Pois trabalhar com mais de um marketplace aumentam as suas possibilidades de vendas. Além disso, diversifica o público o qual você vai vender.

Qual é a importância dos marketplaces?

Como dissemos anteriormente, um marketplace transmite segurança. E, além disso, possui visibilidade e credibilidade junto ao mercado. Mas também, um marketplace se torna uma poderosa ferramenta para fidelizar clientes.

Comparado a um e-commerce, os marketplaces não exigem do lojista os investimentos com desenvolvimento de sites e hospedagem. E, por fim, dentro do marketplace você tem a possibilidade de realizar ações que agregam a experiência do usuário com a marca, compra de mídia e impulsionamento de propagandas.

Saiba mais

Na SQUID FÁCIL, você pode realizar a integração com diversos marketplaces! Tudo isso usando apenas o nosso estoque e o envio para o cliente será direto do depósito da squid.

Quer melhorar as suas vendas dentro dos principais MarketPlaces? Faça o download do e-book “Boas práticas de vendas em Marketplaces”.

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Comments ( 6 )

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